CNPq, venha conhecer!



CNPq, venha conhecer!
Por Leticia Mara Diniz Ferreira
Coordenadora da JUACITEC

Vamos conhecer um pouco sobre o  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Fundado em 15 de janeiro de 1951, pela LEI Nº 1.310 do Palácio do Planalto, com intuito de fortalecer o Brasil para o domínio da energia atômica; ganhou outro sentido com o passar do tempo: fomentar pesquisas científicas e tecnológicas em diferentes áreas do conhecimento. Sua atuação contribui para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e pesquisadores brasileiros pela comunidade científica internacional.  Sua Missão é fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o desenvolvimento sustentável e a soberania nacional. Atualmente é presidido pelo pesquisador em engenharia aeroespacial e aeronáutica  João Luiz Filgueiras de Azevedo  (Portal CNPq, 2020).

 

O CNPq oferece bolsas para o ensino médio, graduação, pós-graduação e pesquisa nas modalidades bolsas no país e bolsas para empresas (formação de pessoal qualificado). No exterior são oferecidas bolsas para graduação, pós-graduação e pesquisa destinadas à formação de estudantes e ao aprimoramento de pesquisadores em instituições estrangeiras conceituadas. Além das bolsas o CNPq possui programas como o Ciências sem fronteiras, um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional (Portal CNPq, 2020).

 

Desde a década de 70 é pioneiro na concessão de prêmios no Brasil, os quais cumprem o papel de instrumentos de divulgação e valorização da política de desenvolvimento científico e tecnológico, contribuindo para uma articulação efetiva com entidades parceiras dos setores público e privado. Os agraciados são estudantes e pesquisadores renomados, que representam as duas pontas da cadeia de produção de ciência, tecnologia e inovação. Com temáticas, categorias e públicos variados, os prêmios incentivam a formação e o aprimoramento do quadro de pesquisadores brasileiros nas diversas áreas do conhecimento. Uma das categorias de prêmio é o jovem cientista, com premiações em dinheiro, laptops e bolsas de estudo (Portal CNPq, 2020).  Para conhecer melhor as modalidades de bolsas, outros programas e categorias de prêmios do CNPq acessem www.cnpq.br .

Árvore de especialidades do conhecimento do CNPq

Referências
Portal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Disponível em: http://cnpq.br/apresentacao_institucional/. Acesso em 10 de fevereiro de 2020.