Educação Científica para todos!


Educação Científica para todos!

Por Letícia Mara Diniz Ferreira
Coordenadora da JUACITEC

É comum destacar a importância da educação científica durante ações de divulgação e popularização da ciência. Em tempos de pandemia pelo Coronavírus (COVID-19), vírus que causa infecção respiratória; o conhecimento científico é importante para entender questões relacionadas a esta virose.

Vamos começar pela aceitação de medidas preventivas. Conhecer as formas de transmissão de um vírus permite entender que o distanciamento social é necessário neste momento. Infelizmente alguns estão encarando este período como “férias”, fato lamentável que pode comprometer negativamente o cenário futuro da pandemia.

Estamos falando de um microrganismo invisível a olho nu, um parasita que causa danos à saúde. Medidas preventivas de higienização, como lavar as mãos periodicamente, utilizar álcool em gel, entre outras podem não ser tão efetivas na ausência do entendimento sobre o agente causador e suas potencialidades. Outro aspecto é a familiaridade com termos científicos, muitas vezes esta é a primeira vez que muitas pessoas escutaram alguns termos, e a falta de análise crítica das informações disponíveis colaboram para o fortalecimento de notícias falsas, sensacionalismo e pânico. Estes extremamente agravadores para o momento atual.

Os meios de comunicação noticiam os avanços de cientistas em suas pesquisas sobre o COVID-19 informando que possíveis soluções estão em andamento. É neste ponto que destaco a importância de investimentos em ciência. Evidenciar cientistas e o conhecimento científico apenas em situações emergenciais não resolve as enormes demandas deste setor.

Importante para avanços na divulgação e popularização da ciência, a Educação Científica é uma ação pedagógica inovadora na história da educação básica. Precisamos de uma sociedade que defenda o desenvolvimento contínuo em ciência e tecnologia para um futuro saudável e sustentável.

Algumas informações sobre o COVID-19:


Disponível em: https://www.conasems.org.br/coronavirus-baixe-o-material-de-campanha-disponibilizado-pelo-ministerio-da-saude/. Acesso em: 20 de março de 2020.