EDUCAÇÃO INFANTIL E CIÊNCIA
Hoje vamos abordar o ensino de ciência na Educação infantil considerando cinco blocos temáticos:
- Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
- Os lugares e suas paisagens
- Objetos e processos de transformação
- Os seres vivos
- Fenômenos da natureza
- O trabalho em grupo,
- O início do interesse e a observação pela própria saúde e bem-estar,
- Adoção de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente, percebendo-se integrante, dependente e agente transformador deles,
- Relacionar os cuidados referentes à segurança e prevenção de acidentes,
- Demonstrar atitudes de cuidados com animais e plantas em situações reais.

É importante sabermos que quanto menores são as crianças, mais suas representações e noções sobre o mundo estão associadas diretamente aos objetos concretos da realidade conhecida, observada, sentida e vivenciada.

Assim, tanto na educação infantil como no fundamental, valorizam-se a observação, a emissão de ideias, a argumentação, os ideais, a discussão em grupos, porém, de uma maneira mais simples.
Referencia bibliográfica:
NASCIMENTO, VB de. Fundamentos e metodologia do ensino das ciências da natureza. Ilhéus: EDITUS, 2012.