EDUCAÇÃO INFANTIL E CIÊNCIA

Hoje vamos abordar o ensino de ciência na Educação infantil considerando cinco blocos temáticos:
  • Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar 
  • Os lugares e suas paisagens 
  • Objetos e processos de transformação 
  • Os seres vivos
  • Fenômenos da natureza
Quando a criança observa o ambiente em sua volta seus olhares buscam regularidades, comparações, entre outros fatores. Neste momento é possível trabalhar os seguintes aspectos:
  • O trabalho em grupo,
  • O início do interesse e a observação pela própria saúde e bem-estar,
  • Adoção de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente, percebendo-se integrante, dependente e agente transformador deles,
  • Relacionar os cuidados referentes à segurança e prevenção de acidentes,
  • Demonstrar atitudes de cuidados com animais e plantas em situações reais.
Valorizar as experiências cotidianas das crianças torna-se importante para elencar os conhecimentos que elas já possuem e podem agregar bastante durante a construção do aprendizado.
É importante sabermos que quanto menores são as crianças, mais suas representações e noções sobre o mundo estão associadas diretamente aos objetos concretos da realidade conhecida, observada, sentida e vivenciada. 

Deve-se garantir que as crianças tenham oportunidades para mostrar seu interesse pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias; estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos; estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana.

Assim, tanto na educação infantil como no fundamental, valorizam-se a observação, a emissão de ideias, a argumentação, os ideais, a discussão em grupos, porém, de uma maneira mais simples.


Referencia bibliográfica: 
NASCIMENTO, VB de. Fundamentos e metodologia do ensino das ciências da natureza. Ilhéus: EDITUS, 2012.