Faça areia movediça!


Faça areia movediça!

Esse experimento pode funcionar em escalas muito diferentes – você pode fazê-lo dentro de um pote de cereal, ou dentro de uma bacia. A graça é a seguinte: quando você coloca os dedos (ou qualquer objeto) devagar no líquido, você afunda até a base do pote. Mas, se bater os dedos bem rápido na superfície, ela fica dura, como se fosse um chão.

Um experimento muito simples que instiga muitas perguntas nas crianças, além de proporcionar uma experiência sensorial diferente. 

Ingredientes: maisena, água, corante (opcional).

Modo de fazer:

Já que o experimento pode ser feito em diferentes escalas – de um balde até um copo -, recomenda-se manter a propoção de 2 copos de água para 1 de Maizena. Se quiser, adicione algumas gotas de corante para deixar o líquido colorido, proporcionando ainda mais diversão. 

O que está acontecendo?

A explicação consiste no fato de que tanto a areia movediça quanto essa mistura que foi preparada são fluidos newtonianos. Isaac Newton relacionou linearmente a força aplicada sobre um fluido e a sua resposta a uma força aplicada sobre ele. Os fluidos que se comportam dessa maneira possuem viscosidade constante e não sofrem deformação quando se aplica uma força sobre eles, sendo denominados de fluidos newtonianos.