Faça um museu da natureza!


Catalogar elementos da natureza é uma tarefa bastante científica. Afinal, ciência é conhecimento, e organizar os elementos que você conhece é um jeito bastante eficiente de organizar seu próprio conhecimento em relação a eles.

Os primeiros museus, os chamados “Gabinetes de curiosidade”, funcionavam mais ou menos assim: algumas pessoas com espírito científico colecionavam pedras, conchas, fósseis e plantas, organizavam esses elementos em suas casas e agendavam visitas para que outras pessoas pudessem conhecer essas maravilhas da natureza. Experimente fazer um museu de história natural e ofereça visitas guiadas aos membros da sua família!



Materiais: Cartolina, tesoura, cola ou fita adesiva, algodão e elementos da natureza (pedras, conchas, sementes, galhos…).

Modo de fazer: pegue uma caixa de sapato ou monte uma caixa de papelão ou cartolina e faça divisórias quadradas de cartolina, dividindo igualmente o espaço da caixa. Dentro de cada quadradinho coloque algodão e uma etiqueta. Depois, organize o que for encontrando dentro de cada quadrado e identifique cada elemento na etiqueta.