Reutilize as sucatas da casa!





O legal de fazer brinquedos caseiros é que as crianças se divertem desde a hora em que começam a lidar com os materiais não estruturados que colocamos à sua disposição. 


Brinquedo com bolinhas e tubos de papel toalha 




Você vai precisar de: um rolo de papel toalha e uma bolinha (ou bola de algodão). Você gruda o tubo na parede e o bebê vai precisar se levantar para jogar a bolinha dentro dele. A bolinha cai no chão e a tarefa se repete. Ótima atividade para exercitar as perninhas e desenvolver a coordenação olho-mão. 





Brinquedo com palitos de picolé e rolo de papel higiênico



Este é para desenvolver a concentração e a coordenação motora fina dos pequenos. Você cobre um rolo de papel higiênico com contact e depois oferece os palitos de picolé para as crianças brincarem de colar e descolar os palitos do rolo. Simples assim. 



Toda criança precisa saber o que é um telefone sem fio!


Uma opção é usar potes de iogurte. Tudo que você precisa é: 

· 2 potes de iogurte
· Fita para decorar – isso é opcional
· Barbante no comprimento que você quiser
· Palitinho de dente
· Tesoura
· agulha de crochê – uma grossa, para furar o fundo dos potes.


Depois de passar a ponta do barbante pelo fundo de cada pote, amarre um pedacinho do palito de dente para que o fio fique preso. 




Prontíssimo. Você agora tem dois potes de iogurte, que, interligados pelo fio de barbante, viraram super telefones sem fio! 



Boliche Caseiro



Com pelo menos 5 garrafas pet vazias, algumas canetas Sharpie e fitas adesivas para enfeitar, você faz um divertido boliche caseiro. Passe algumas semanas reunindo as garrafas PET de água, suco ou refrigerante que são consumidas na sua casa. Logicamente elas precisam estar lavadas antes de você guardá-las. Quando você tiver reunido pelo menos 5 garrafas, pinte cada uma delas com um número de 1 a 5. Você pode usar tinta acrílica ou marcadores sharpie para isso. Pode também usar fita colorida para enfeitar. Se você tiver 10 garrafas, melhor ainda.


Para os menores: use a brincadeira para brincar de matemática. Você pode contar os pontos do jogo somando os numerais das garrafas derrubadas (se caíram 2 garrafas, uma com o 2 e outra com o 5, o total são 7 pontos). Se a criança ainda for pequena para fazer a adição, simplesmente conte um ponto para cada pino, independente do seu numeral. Se você tiver uma folha de papel e uma caneta por perto, pode pedir à criança que faça um traço no papel para cada ponto. O importante é ter alguma forma de registro e que a criança seja responsável por isso. 



Para os maiores: faça uma competição de boliche de verdade, com regras como definir que cada jogador pode arremessar a bola 3 vezes. Monte um cartaz para marcar a pontuação e cole na parede. Estabeleça um prêmio para quem conseguir fazer o maior número de pontos. 

 
A criança compreende o mundo à sua volta brincando! Aprende regras, testa habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora.