Chuva dentro de casa!

 


Para este simples experimento doméstico, você irá precisar de:
  • Um pote ou copo alto de vidro transparente (cuidado com o vidro!);
  • Água quente (e sempre um adulto para ajudar);
  • Prato de sobremesa;
  • Cubos de gelo.
  • Agora mãos à obra!

Com a ajuda de um adulto, encha o pote com água quente até a metade e cubra o recipiente com o prato de sobremesa. Para acelerar a produção da sua chuva, coloque os cubos de gelo sobre o prato e aguarde. Agora repare que pequenas gotas de água logo aparecem dentro do pote e começam a cair.
Mas como isso aconteceu?

Agora chegou o momento de aprender o conceito por trás deste experimento divertido e mostrar para seus familiares e amigos. Quando em contato com a superfície mais fria do prato, o vapor liberado pela água quente se condensa; isto é, passa do estado gasoso ao líquido formando as suas gotículas de chuva.

Quando faz calor, a água dos rios, lagos, oceanos e até de poças de água evapora e sobe, formando as nuvens. Quando essas nuvens encontram uma massa de ar mais frio, o vapor se condensa e cai em forma de chuva por causa da gravidade. Este é o Ciclo da Água que ocorre constantemente em nosso Planeta (imagem abaixo).


Fonte: VARGAS, Reinaldo. Aprenda a fazer chuva artificial.Universo Nerd. Disponível em: < https://universonerd.net/portal/ensino/dicas-e-curiosidades/aprenda-a-fazer-chuva-artificial/>. Acesso em: 23 de agosto de 2020.