Amarelinha Africana


Amarelinha Africana , diferente da nossa tradicional amarelinha, não usa uma pedrinha, céu ou inferno e seu formato é diferente. Não é uma brincadeira de competição, não há perdedores e utiliza música. É necessário o número exato de quatro participantes que têm que executar a coreografia de forma simétrica e ao mesmo tempo, por isso a necessidade de uma música. Na África existem festivais dessa amarelinha, cada grupo cria a sua coreografia e escolhe a música. Por enquanto, devido ao momento que estamos vivendo podemos inventar um jeito diferente, um jeito nosso de brincar a amarelinha africana.



Sugestão: o participante escolhe um lado do quadrado para começar a brincadeira. Coloca um pé em cada quadrado. Deve pular para os quadrados à direita. Sempre com 1 pé em cada quadrado. Depois de pular para os dois quadrados ao lado, pula para os quadrados em frente. E então pula todos os quadrados à esquerda, até o final. A música da brincadeira é a seguinte: 

Minuê, minuê, le gusta la dance. Le gusta la dancê, la dança, minuê 

Essa brincadeira é muito divertida, trabalha coordenação motora, lateralidade, rítmo e cooperação quando se brinca com mais amigos. Você também pode criar a sua forma de brincar!

Veja este vídeo explicativo clique aqui.

Fonte: http://www.taubate.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/4-%C2%A6-ano-EDUCA%C3%A7%C3%A2O-F%C3%ACSICA-ativ.-02-Brincadeira-Africana.pdf.