Como economizar cadarço!

 


É isso mesmo, hoje vamos fazer um experimento utilizando um cadarço!

Existem várias maneiras de amarrar os sapatos e esses métodos diferem principalmente no apelo estético e no tempo necessário para executá -los. Dado um certo cadarço, suponhamos que um usuário queira fazer o maior laço que puder. Para conseguir fazer esse grande laço, ele teria que usar a menor quantidade possível de cadarço no ziguezague do sapato, ou seja, teria que descobrir qual método requer um cadarço mais curto. Neste experimento, vamos tentar descobrir que método é esse. 

Material necessário:
  • Placa de Papelão de (20cm × 7cm); 
  • Tesoura; 
  • Furador; 
  • Cadarço (ou barbante); 
  • Barbante;
  • Fita métrica; 
  • Régua.
.
Figura 1: Três maneiras habituais de amarração: (1) o método americano, (2) o método europeu reto e (3) o método rápido das sapatarias. 

Como fazer:
1- Em um dos lados da placa de papelão, fazer oito furos equidistantes entre si e à mesma distância da borda. Fazer o mesmo no outro lado, de modo que cada furo fique exatamente de frente com o correspondente.
2- Fazer um buraco no meio do sapato, como mostra a figura abaixo:
3- A placa com furos representará o local para o ziguezague do cadarço. Passar o cadarço sem deixá-­lo frouxo segundo o método americano e medir o comprimento utilizado apenas no ziguezague. Uma maneira de fazer isso é medir o comprimento total do cadarço e subtrair o que sobrou fora do ziguezague. Cuidado para não deformar o papelão!
4- Faça o mesmo para os métodos europeu e da sapataria.
Qual método utilizou um comprimento menor de cadarço no ziguezague e qual utilizou um comprimento maior?
Que tal tentar encontrar um método que utilize menos cadarço ainda?
Faça em casa e poste sua atividade com todos os seus resultados no instagram com a #juacitec. Vamos comentar nas redes sociais sobre os possíveis resultados. Vamos lá, mãos à obra!

Referência: Matemática multimídia. Disponível em: <https://m3.ime.unicamp.br/recursos/1002>.